O que procura?

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sobre pães

Eu sou uma bread lover. Adoro quase todo o tipo de pão, de toda a qualidade e feitio, com dentes ou com recheio. Adoro comer pão, fazer pão, cheirar pão, cortar pão e ler sobre pão. Por isso já percebo algumas coisinhas sobre este meu gosto. 
Decidi partilhar algumas informações básicas sobre o pão.
Para começar, existem diversos tipos de pão, pão que leva fermento - pão levedado e o mais comum - e pão que não leva fermento - pão ázido (é geralmente mais baixo).
Na minha opinião, a fermentação é o segredo do pão. Sem ela, o pão fica com um sabor muito diferente ao qual estou habituada e por isso não me dá aquele prazer de comer como o pão normal dá. A acrescentar, o pão com fermento fica maior e mais fofo por dentro e estaladiço por fora.


Para além do fermento, uma coisa muito importante para mim, é se o pão é individual, como as pequenas bolinhas ou as mini-baguetes, se é de forma, do tipo pão bimbo, ou se tem aquele aspecto rústico em que cada pão é diferente do anterior e impossível de igualar.
Adoro pão para fatiar porque adoro ter o prazer de cortar o pão a medida que me apetecer, escolher como quero cortar e todas essas regalias.




Dentro destes formatos, existem ainda diversas farinhas disponíveis para  se preparar um pão ao agrado de cada um. 
Existe farinha de trigo, farinha de trigo integral, farinha de centeio, farinha de espelta, farinha de alfarroba, farinha de milho, farinha de soja e ainda diversas sêmolas, como a de trigo, sementes (de aveia, linhaça, sésamo, papoila,...) e cereais (de aveia, de trigo, de centeio, ... e misturas de cereais).




Os pães mais comuns são: o pão branco é o pão que apenas leva farinha de trigo e é o mais comum no mercado, o pão de mistura leva farinha de trigo e, geralmente, farinha de centeio, o pão integral é feito com farinha de trigo integral ou com uma mistura de farinha de trigo integral e farinha de trigo e a broa-de-milho que é feita com uma mistura de farinha de milho e farinha de trigo.
Fora estas variedades há também os pães doces que levam açúcar, manteiga e ovos; e os pães recheados com frutos secos e/ou sementes e/ou cereais ou fiambre, bacon, azeitonas, ervas aromáticas ou doces de gila, maçã, framboesa,...


ENTÃO COMO FAZER PÃO? 
O pão é muito simples de fazer. Podem utilizar-se as seguintes proporções básicas: 40% de peso em água; 58% de peso em farinha (este pode-se desdobrar em 75% de farinha de trigo+25% de farinha integral à escolha); 1% de peso em fermento de padeiro; e 1% de peso em sal. Amassa-se tudo e deixa-se levedar durante 2 a 3 horas num local ameno, coberta com um pano, e vai ao forno

As condições ideais para fermentar a massa são 26 °C (24 a 27 °C) de temperatura e uma humidade relativa do ar entre 70 a 75%. Com ar mais seco, forma-se uma crosta sobre a massa fermentada prejudicando a fermentação e reduzindo a qualidade do pão.
A temperatura de referência para cozer pão é de 240 °C. No entanto, a temperatura deverá ser ajustada em função do tamanho dos pães a cozer. Pães grandes com temperaturas altas irão formar uma côdea espessa antes de cozer o interior. Uma temperatura mais baixa (200 °C) permite cozer mais uniformemente. Pães pequenos com temperaturas altas perdem toda a água e o pão fica seco como as "carcaças" - o pão mais odiável de sempre na minha opinião!
Agora, o que escolher e como o confeccionar fica ao critério de cada um. 
Experimente e vá fazendo opções e associações até descobrir as receitas que mais o agradam a si e aos seus.

Sem comentários:

Enviar um comentário