O que procura?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pão de centeio

Este receita de pão de centeio é directa do livro que veio com a minha MFP.
É muito saboroso e nada tem a ver com os pães de centeio que se vêem por ai: é muito melhor.
Um pão leve e fofo que se conserva muito bem uns dias depois sem ficar seco e duro.
Tem um travo a azedado devido ao vinagre, julgo eu. No entanto sente-se também a diferença no sabor por não ser um daqueles pães de compra cheios de aditivos e emulsionantes mas sim um pão caseiro.
Já me habituei tanto aos pães caseiro que agora me tornei esquisita para comer pães de compra. O sabor de um pão feito em casa é 1000x melhor que um de compra, acreditem!

A receita que apresento é para um pão com cerca de 1Kg segundo diz o livro porque, muito sinceramente, eu nunca me dei ao trabalho de o pesar.
Rende umas 14 fatias de grossura média, cerca de 1cm.


Pão de centeio


Ingredientes:
- 300 mL de água
-1,5 colher de sopa de manteiga
- 1,5 colher de sopa de vinagre
- 1,5 colher de chá de sal
- 1,5 colher de sopa de açúcar
- 180g de farinha de centeio
- 360g de farinha de trigo
- 1 pacote de fermento (cerca de 5g)

Preparação:
Colocam-se todos os ingredientes na MFP pela ordem indicada e seleciona-se o programa 3 – pão integral

Sem comentários:

Enviar um comentário