O que procura?

terça-feira, 23 de julho de 2013

Polpettones - A minha versão

Com uns novos moldes que a minha mãe comprou lá para casa para estrear lembrei-me de fazer esta receita de polpettones. Desta vez os hambúrgueres recheados saíram bem mais bonitos e perfeitinhos. Hambúrgueres são por si só um prato simples que muita gente aprecia, então quando são recheados com queijo que depois de cozinhado aparece derretido ainda melhor!!! Quem não gosta?! É um prato infalível quando se têm crianças para alimentar! Para além de satisfazer todas as bocas, é uma receita muito fácil de fazer e que não exige grandes aptidões. Experimente que certamente vai gostar. 


Ingredientes para 4 doses:
- 500g de carne de porco picada duas vezes
- 1 fio de azeite
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta q.b.
- ½ mão cheia de orégãos
- ½ mão cheia de pão ralado
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de ketchup
-  6 fatias de queijo à sua preferência

Comece por refogar ligeiramente a cebola e o alho num fio de azeite. Tempere a carne picada com sal, pimenta, os orégãos, o pão ralado, o ketchup e a mostarda, e quando a cebola e o alho estiverem cozinhados, junte-os também à carne. Envolva esta mistura muito bem e frite um pedacinho da mistura para ver se o tempero está bom. Se a carne precisar de mais sal ou orégãos, adicione-os até estar do seu agrado.
Sobreponha as fatias de queijo e com um molde de alumínio médio e redondo (atenção, o molde para cortar o queijo tem que ser mais pequeno que o utilizado para o hambúrguer), faça dois círculos no queijo. Assim, obtém 12 rodelas de queijo. Cada polpettone vai precisar de 3 fatias.
De seguida, coloque 60g de carne numa molde de alumínio redondo sem fundo e maior que o utilizado para o queijo, e achate a carne. No meio do hambúrguer coloque 3 fatias de queijo e depois cubra com mais 60g de carne. Espalhe a carne muito bem e pressione as laterais de forma a formar um polpettone coeso.  Repita esta operação para os outros 3 polpettones.
Para cozinhar, coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente em lume médio-alto e deixe aquecer. Coloque os 4 polpettones dentro dos moldes na frigideira e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Com a ajuda de uma faca, retire os polpettones do molde e vire-os ao contrário. Deixe cozinhar por mais 2 minutos. Corte cada um ao meio para verificar se a carne está no ponto e se o queijo está a derreter.  Sirva com esparguete al dente.


Sem comentários:

Enviar um comentário