O que procura?

terça-feira, 23 de julho de 2013

Hambúrguer de vaca em meio brioche fofo com cebola caramelizada

Estes hambúrgueres são mesmo muito bons! São uma alternativa gourmet para o clássico hambúrguer no pão.
Optei por fazer um hambúrguer miniatura - espesso mas pequeno - e cobri-lo com cebola caramelizada para que o brioche também estivesse em contacto com esta. Assim, em vez de comer apenas a carne com a cebola e o brioche normal, o pão absorve todo o sabor do refogado de cebola e torna-se o suporte do prato e não apenas um mero acompanhamento - ideia bem portuguesa esta! 
Se não se quiser dar ao trabalho de fazer o pão de raiz ou não tiver tempo para o fazer, compre pão brioche numa padaria perto da sua casa ou então utilize bolinhas normais ou até mesmo pão de fatia. Mas por favor, experimente esta combinação de sabores e texturas! É imperdível! 



Ingredientes para o pão (faz 8 pães com 110g cada):
- 450g de farinha
- 15g de fermento fresco
- 150 ml de leite
- 50g de açúcar
- Açúcar baunilhado
- 1,5 colher (café) de sal
- 1 ovo + 1 gema para pincelar
- 75g de manteiga derretida

Ingredientes (faz 5 hambúrgueres):
- 500g de carne de vaca picada 2x
- ½ cebola finamente picada
- 1 + ½ colher de sopa de sal
- pimenta moída q.b.
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 fatia pequena de pão ralado (o equivalente a uma mão de uma criança cheia de pão ralado)

Ingredientes para as cebolas:
- 2 cebolas cortadas finamente
- 1 colher de sal
- 1 fio de azeite
- 2  colheres de sopa de açúcar mascavado

Para os hambúrgueres: Misture todos os ingredientes até formar uma massa consistente. Forme bolas do tamanho de bolas de ténis com cerca de 100g e depois achate-as ligeiramente até 1,5-2 cm de altura. Coloque uma frigideira anti-aderente em lume médio e junte-lhe um pouco de azeite. Adicione os hambúrgueres e frite durante cerca de 2-3 minutos de cada lado.
Para as cebolas: Coloque um fio de azeite num tacho e ligue o lume médio. Junte as cebolas e o sal e deixe refogar durante cerca de 10 minutos. Depois, baixe o lume para o mínimo, junte o açúcar, envolva e deixe refogar por cerca de mais 20 minutos. Pretende que a cebola fique mesmo mole e adocicada.


Montagem: Abra um brioche redondinho ao meio e coloque a metade de baixo (é mais plana) num prato. Adicione o hambúrguer sob o pão e depois junte as cebolas, espalhando-as sobre o hambúrguer e o pão. Acompanhe com um saladinha e bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário