O que procura?

terça-feira, 23 de julho de 2013

Almôndegas italianas com molho de tomate e tagiatelli

Estas almôndegas são muito simples de fazer. É um excelente prato para fazer com os mais pequenos da casa de maneira a que todos metam as mãos na massa!
As doses indicadas dependem muito das pessoas em questão - há quem coma 6 almôndegas e há quem coma só 2 por isso é que indico o número que almôndegas que consegui fazer com as quantidades dos ingredientes indicadas. Calcule você mesmo a quantidade que lhe convém fazer evitando o excesso e a escassez de alimento.
Evidentemente italiana, esta massa é por si só uma boa recarga de energia depois de uma manhã de trabalho e uma opção apropriada para os mais jovens. Pode até considerar-se comida revigorante!
Se tiver manjericão fresco em casa, junte umas folhinhas picadas ao molho de tomate para um sabor ainda mais italiano!


Ingredientes para 6 doses (20 almôndegas):
Para as almôndegas:
- 600g de carne de porco picada duas vezes
- 1 fio de azeite
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta q.b.
- ½ mão cheia de orégãos
- ½ mão cheia de pão ralado
-  1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de ketchup

Para o molho de tomate:
- 3 tomates frescos
- 1 pacote de polpa de tomate
- sal e pimenta q.b.
- 1 pacote de açúcar

Para a massa:
- água q.b.
- tagiatelli


Comece por refogar ligeiramente a cebola e o alho num fio de azeite. Tempere a carne picada com sal, pimenta, os orégãos, o pão ralado, a mostarda e o ketchup, e quando a cebola e o alho estiverem cozinhados, junte-os também à carne. Envolva esta mistura muito bem e frite um pedacinho da mistura para ver se o tempero está bom. Se a carne precisar de mais sal ou orégãos, adicione-os até estar do seu agrado.
Molde pequenas bolas com a carne – devem ser do tamanho de uma bola de golfe. Coloque um fio de azeite num tacho ao lume médio-alto e deixe aquecer. Caramelize as almôndegas no mesmo até ficarem douradas. Retire do tacho e reserve.
Coloque 3 tomates num recipiente com água a ferver e retire-os passado um minuto. Com a ajuda de uma faca, retire-lhes a pele e corte-os em fatias finas.
Coloque o tomate cortado no tacho onde alourou as almôndegas e deixe refogar 5 minutos. Junte um pacote de 220ml de polpa de tomate e tempere o preparada com sal, pimenta e um pacotinho de açúcar. Passe tudo com a varinha mágica e retifique os temperos.
Entretanto coloque a massa num tacho com água salgada a ferver. Passados 10 a 12 minutos o tagiatelli deve estar al dente.

Acrescente as almôndegas ao molho de tomate e deixe ferver 5 a 10 minutos. Sirva acompanhado do tagiatelli. 

Sem comentários:

Enviar um comentário