O que procura?

terça-feira, 23 de julho de 2013

Rolo de carne picada com queijo e fiambre

A receita que apresento é uma proposta para utilizar carne picada, queijo e fiambre. Com sabores muito simples, proponho esta junção muito prática de forma a fazer sobressair o melhor de cada um destes ingredientes. 
O rolo de carne pode ser feito de véspera e reservado no frigorífico enrolado em película aderente para depois ser cozinhado no forno no momento da refeição.
Com estas quantidades, cá em casa, serviu 5 refeições acompanhado com um belo arroz de manteiga e um esparregado. 



Ingredientes:
- 450g de carne de porco picada
- 1 a 2 mãos cheias de pão ralado
- sal e pimenta q.b.
- 8 fatias de queijo
- 4 fatias de fiambre
- azeite q.b.


Coloque a carne, o pão ralado, o sal e a pimenta numa taça e envolva tudo muito bem. Depois, passe esta mistura para uma folha de papel vegetal e espalhe de forma a que a carne fique um retângulo. As dimensões do retângulo são a gosto pois  depende se pretende um rolo de carne muito grosso ou muito fino. Coloque o queijo e o fiambre espalhado sobre a carne e depois enrole. Para muito grosso, enrole pelo lado mais pequeno, ou seja, enrolando para si, tenha o retângulo com o lado mais pequeno à sua frente. Para mais fino, faça o oposto. Eu fiz um rolo de tamanho normal.  Depois do rolo formado, embrulhe na película aderente e torça as extremidades. Leve ao frigorífico 30 minutos para endurecer – se não tiver tempo, salte este passo. Retire a carne da película e coloque-a numa travessa untada com um fio de azeite. Regue o rolo com um fio de azeite e polvilhe com umas pedrinhas de sal e umas pitadas de pimenta. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º por 15-20 minutos. O meu ficou 25 minutos no forno e passou do ponto que pretendia. Saído do forno, deixe-o descansar 6-8 minutos e depois corte.


Sem comentários:

Enviar um comentário