O que procura?

domingo, 28 de julho de 2013

Borrego guisado com ervilhas e batatas

Este é um verdadeiro prato de inverno. Daqueles pelo qual o corpo pede após um dia cansativo e exausto no trabalho. É mesmo comida de tacho capaz de recarregar as baterias. É daquelas comida da avozinha. 
Apesar de ser de simples confeção, o sabor final deste guisado é espantoso! Absolutamente divinal! Cá em casa todos adoram e repetem.
Para o cozinheiro da família é só juntar tudo num tacho em lume brando e passado 1 ou 2 horas, levar para a mesa e agradar toda a família. 
Desculpem a falta de fotografia mas esqueci-me de levar para a mesa e no final da refeição já só conseguiria fotografar o fundo do tacho!

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 fio de azeite
- 800g de borrego com osso e gordura, cortado em pedaços grandes (pode utilizar costeleta, lombo, ou qualquer outro corte)
- sal e pimenta q.b.
- 1 cebola cortada em cubos grandes
- 4 dentes de alho inteiros descascados
- 4 batatas grandes descascadas e em fatias de 0,5 cm
- 400g de ervilhas congeladas
- 3 folhas de louro
- água q.b.

Confeção:

Coloque um tacho grande e com o fundo grosso ao lume e junte-lhe o azeite. Tempere o borrego com sal e pimenta. Quando o tacho já tiver aquecido, adicione o borrego para caramelizar – o objetivo é que a carne fique dourada por fora mas não cozinhada! Assim, o sabor do borrego é acentuado! – quando o borrego já estiver dourado de todos os lados retire-o do tacho e junte a cebola e o alho. Deixe refogar uns minutos e acrescente o borrego, as ervilhas, as batatas, o louro e cubra todos os ingredientes com água. Ponha o lume no mínimo, tape o tacho com a tampa e é só esperar. Deve demorar cerca de 1h30min até a carne saltar do osso, mas dê-lhe tempo! Vá controlando o tacho de 30 em 30 minutos. Prove e retifique os temperos. Acompanhe com um bom pão caseiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário