O que procura?

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pão de pera e amêndoa

Esta receita é adaptada do livro “200 receitas de pão”. Os sabores resultam muito bem. 
No livro, utilizam sidra em vez de água e passas em vez de amêndoa mas acho que estes sabores são mais leves e funcionam melhor. Também pode sempre trocar as pêras por maçãs. Cá em casa todos gostamos muito deste pão adocicado. As pêras, depois de irem ao forno, ficam moles mas não chegam a puré...A amêndoa estaladiça em cada dentada...A massa é muito fofa e o aroma do recheio a fruta assada com um toque de canela são imperdíveis!

Ingredientes para a massa:
- 150 ml de água
- 1 ovo
- 75 g de margarina derretida
- ½ colher de chá de sal
- 375 g de farinha de trigo
- 50 g de açúcar
- 1 colher de chá de fermento seco

Para o recheio:
- 50g de margarina amolecida
- 75g de açúcar mascavado
- 2 colheres de chá de canela
- 4 peras maduras cortadas às tiras finas
- 2 colheres de chá de sumo de limão
- 100g de amêndoa laminada e torrada

Para a massa, coloque todos os ingredientes na MFP pela ordem recomendada: 1º líquidos, sal, açúcar, farinha e fermento. Selecione o programa massa (1h50minutos).
Misture a margarina com o açúcar e a canela fazendo uma pasta. Corte as peras às fatias finas e envolva no sumo de limão.
Quando o programa terminar, espalhe a massa sobre um balcão e dê-lhe a forma de um retângulo com cerca de 35x25cm. Barre a margarina aromatizada e espalhe as peras e as amêndoas sobre a massa. Faça um rolo e transfira-o para uma forma com um buraco no meio, previamente untada, unindo as duas pontas. Cubra com um pano e deixe repousar num local quente por 1 hora ou até a massa ter duplicado.

Coza no forno pré-aquecido a 200ºC com ventilador durante cerca de 20 minutos ou até ficar douradinho. Deixe ficar na forma mais 10 minutos e depois retire.

Sem comentários:

Enviar um comentário