O que procura?

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Chamuças de carne

Esta dose deu-me para 18 chamuças. 
Fi-las com a ajuda da minha irmã e juntas demoramos cerca de 1h e 30 minutos pelo que acho que posso afirmar que não é algo propriamente rápido de fazer mas que é delicioso lá isso é! Por outro lado, podem ser feitas com antecedência e congeladas. Depois, quando quiser um jantar rápido e cheio de sabor em frente à tv é só abrir o congelador, retirar umas quantas chamuças e colocar na frigideira e passados 10 minutos o jantar esta servido ou então pode sempre duplicar a receita e fazer uma grande quantidade destes pequenos petiscos indianos e quando tiver uma festa em sua casa não precisa de encomendar salgadinhos - frite as chamuças e poderá dizer aos seus convidados que foi você mesmo que fez! Pode ter orgulho na comida que apresenta e a sua carteira agradece o pequeno esforço! Não hesite em, pelo menos, experimentar!

Com esta dose de malagueta o recheio não fica mesmo nada picante por isso esteja à vontade para duplicar a quantia se gostar de sabores fortes. O ideal é partir das quantidades indicadas a baixo e depois ir retificando a seu gosto. 


Ingredientes para o recheio:
- 1 fio de azeite
- 1 c. chá de malagueta em pó
- 1 c. sopa de sementes de coentros
- ½ c. sopa de sementes de cominhos
- 1 c. chá de paprika
- 1 c. chá de açafrão
- 1 c. chá de caril em pó
- sal e pimenta q.b.
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho picados
- 1 pedaço do tamanho do polegar de gengibre descascado e ralado
- 400g de carne de porco picada

Confeção:
Para o recheio, coloque um fio de azeite numa frigideira e deixe tostar as especiarias durante 1 minuto ou até que estas comecem a libertar os seus aromas. Junte a cebola, o alho e o gengibre e deixe-os refogar em lume brando. Passados uns minutos, quando os legumes estiverem cozinhados, junte a carne porco e vá mexendo. Desfaça quaisquer pedaços maiores de carne que se formem . Tempere com sal e pimenta. Quando a carne estiver pronta, prove e retifique os temperos a gosto.
Divida a massa em 9 partes iguais e forme um retângulo com a ajuda do rolo da massa a partir de um pedaço de massa. Divida-o em 2 retângulos iguais. Corte no centro do lado mais pequeno do retângulo, formando duas tiras finas mas longas de massa.  Coloque 2 + ½ colheres de chá de recheio em forma de triângulo num dos cantos da massa e vá dobrando triangularmente. Cada fase da chamuça deve ter 2 camadas de massa. Não se preocupe se ficarem muito feias, porque assim que apanhar o jeito vai ver que não é assim tão difícil. Para a massa aderir e para que as chamuças não abram na frigideira, pincele as bordas da massa com água e aperte com cuidado para colar. Deverá conseguir fazer cerca de 18 chamuças.

Frite as chamuças em óleo quente 2 a 3 minutos de cada lado. Retire da frigideira e coloque sobre papel de cozinha para absorver o excesso de gordura. Sirva-as acompanhadas de uma saladinha para um aperitivo de um belo jantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário