O que procura?

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bolo de amêndoa com massa folhada e creme pasteleiro



Fiz este bolo para a minha festa de aniversário dos 18 anos. Eramos cerca de 45 pessoas pelo que a receita é para um  bolo de duas camadas muito bom!!! Dá algum trabalho mas prometo que vale a pena. Aliás, se seguir alguns atalhos como utilizar massa folhada de compra e amêndoa já em farinha torna-se mais simples. Eu fiz mesmo tudo desde o princípio, a massa folhada, o bolo, o creme e os tuilles mas sei que qualquer pessoa no seu dia-a-dia não tem tempo para isso, por isso publico uma versão facilitadora do processo e que não compromete o sabor fantástico.
Toda a gente gostou! Muitas pessoas quiseram repetir (mesmo depois da quantidade de comida que já tinham ingerido!) e houve até umas senhoras que me pediram a receita. Pode não ter o melhor aspeto do mundo, devido ao calor abrasador que estava em minha casa que fez com que os meus tuilles trabalhosos derretessem dando-me um desgosto tão grande…Mas vão por mim e pelas outras 44 pessoas e experimentem este bolo!
A receita na sua globalidade é minha mas para a massa folhada segui uma receita da Lorraine Pascale, para o bolo de amêndoa uma receita que vi numa masterclass do masterchef Austrália e para o creme de pasteleiro uma receita que tinha de um blogue da receita “mil-folhas”.

Para o bolo:
- 840 g de farinha de amêndoa
- 1.365 kg de açúcar
- 31,5 g de sal fino
- 630 g de manteiga derretida e arrefecida
- 35 claras de ovo

Para o creme pasteleiro:
- 2 L de leite
- 12 ovos
- 500g de açúcar
- 220 g de maisena

Para a montagem:
- 2 placas de massa folhada do tamanho dos tabuleiros utilizados
- 3 mãos-cheias de amêndoa picada

Pré-aqueça o forno a 180ºC com ventilador.
Para o bolo de amêndoa, bata as claras em castelo até formarem picos firmes e depois incorpore cuidadosamente na manteiga. Junte o açúcar, o sal e a farinha nas claras de ovo e envolva delicadamente para não retirar o ar, com uma espátula. Espalhe sobre dois tabuleiros previamente untados e forrados com papel vegetal, um de 30x40cm e outro mais pequeno de 25x35 cm (mais coisa menos coisa). O importante é que os dois bolos fiquem da mesma altura. Leve ao forno a 180ºC até estarem cozidos. (Verifique fazendo o teste do palito). Se os seus bolos começarem a ficar demasiado castanhos cubra com papel alumínio para impedir de queimar. Deixe arrefecer antes de prosseguir.
Regule a temperatura do forno para 250ºC.
Pique a superfície da massa folhada (já com as dimensões iguais às do bolo) e polvilhe com duas colheres de sopa de açúcar em pó. Leve ao forno quente por cerca de 8-10 minutos ou o tempo suficiente para a massa folhar e ficar estaladiça por cima mas ainda mole por dentro. Deixe arrefecer um pouco.
Para o creme de pasteleiro, junte todos os ingredientes num recipiente e misture até formar um líquido homogéneo. Transfira para um tacho e leve ao lume médio. Vá mexendo continuamente com  uma colher de pau e quando o preparado engrossar, retire do lume  e deixe arrefecer.
Para a montagem, Coloque o retângulo de massa folhada maior sobre o guardanapo de servir. Com a ajuda de uma espátula, barre um pouco de creme pasteleiro sobre a massa. Apenas o suficiente para “colocar ao bolo”! Coloque o bolo maior sobre a massa. Tenha atenção às bordas – queremos que cada garfada apanhe todos os sabores e não só as do meio por isso é muito importante que a massa folhada e o bolo de amêndoa tenham as mesmas dimensões. Por fim, cubra a superfície com mais creme pasteleiro (novamente não muito). No centro do bolo, coloque o outro retângulo de massa folhada, pincele a mesma com creme pasteleiro, cubra com o outro bolo de amêndoa e depois cubra com creme pasteleiro.

Agora que o bolo já está montado, é só dar asas à imaginação! Antes de mais forre todo o bolo, laterais e superfícies com o creme pasteleiro que lhe sobrou. Eu optei por fazer uns tuilles de amêndoa redondos para decorar o bolo mas como estava imenso calor em minha casa (fornos e lume aceso todo o dia, fora as 50 pessoas dentro de casa) o caramelo dos tuilles começou a derreter e a ficar mole pelo que passei ao plano B: cobrir tudo com amêndoa picada.
                                          (O meu bolinho a morrer... :/ )

Sem comentários:

Enviar um comentário