O que procura?

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bolo de noz e cenoura


Esta receita também é adaptada das "200 receitas de bolos e bolachas". Gosto muito desta coleção. Cada livro está, a meu ver, muito bem organizado e tem um preço muito acessível. Já tenho três: o das bolachas e bolos, o do pão e o do chocolate. Comprando ou pedindo um cada Natal vão-se juntando 200 receitas de cada tipo num instante. Também é´uma boa prenda para uma alguém que saiba que gosta de cozinhar.
A minha adaptação tem por base a massa do bolo do livro mas depois altera o recheio e a decoração. Achei que um bolo húmido de nozes e cenoura ligava muito bem com uma creme leve e não super doce de caramelo. Não me enganei. Já fiz esta receita mais que uma vez e não tem problemas em desaparecer do prato! Para além de ser um bolo muito bonito para apresentar numa mesa de jantar, é de muito fácil confeção e as papilas gustativas agradecem!


Para o bolo:
- 150 ml de óleo
- 3 ovos
- 175g de açúcar mascavado
- 175g de farinha com fermento
- 1 + 1/2 colher de chá de fermento
- raspa de 1/2 laranja
- 1 colher de chá de canela em pó
- 150g de cenouras raladas
- 50g de nozes cortadas

Para o creme:
- 400ml de natas
- 50 ml de caramelo líquido + para enfeitar
- 15 nozes partidas ao meio

Pré-aqueça o forno a 180ºC com ventilador.
Bata o óleo com os ovos e o açúcar até ficarem em creme. Junte a farinha, o fermento, a raspa de laranja, e a canela em  pó e bata até obter uma massa homogénea. Misture as cenouras e as nozes cortadas. Transfira para uma forma previamente untada com manteiga redonda com cerca de 25cm. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos (ou até estar cozido). Deixe arrefecer 5 minutos na forma e depois desenforme para uma grelha. 
Para o recheio e cobertura, bata as natas até montarem e depois junte uma pouco de caramelo até obter uma cor bege. 
Corte o bolo ao meio com uma faca de pão e recheie com este creme. Para um sabor extra, faça ainda uma espécie de xadrez sobre o chantilly com o caramelo líquido. Cubra com a outra metade do bolo e depois cubra toda a superfície com o chantilly. Para decorar, eu optei por fazer uma espiral de caramelo e depois juntar algumas nozes picadas mas fica ao critério de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário