O que procura?

sábado, 4 de maio de 2013

Empadas gregas de carne picada e feta em massa brick

Fiz estas empadas ontem para o jantar porque tinha comprado umas forminhas muito queridas de tartelete que ainda não tinham sido estreadas. Há uns tempos atrás vi o chef Gordon Ramsay no seu programa "A cozinha sem limites" a fazer umas empadas ou tartes gregas que, como todas as receitas dele, achei que seriam mesmo boas. Assim, juntei o útil ao agradável e saíram estas empadas muito saborosas e com um aspeto espantoso. Levou cerca de 1h no total a fazer e fez 6 tarteletes. Eu servi com couve-roxa estufada mas também deve ficar igualmente bom com uma saladinha verde com pedaços de fruta! 




Ingredientes (para 6 empadas):
- 1 fio de azeite
- 1 cebola finamente picada
- 2 dentes de alho picados
- 100mL de vinho branco
- 600 g de carne de porco picada
- sal e pimenta a gosto
- 3 folhas de louro
- 300mL de polpa de tomate
- 1 raminho de tomilho fresco, usar só as folhas
- 1 molho de coentros frescos picados (folhas e talos)
- 150g de queijo feta partido em palitos finos
- 6 folhas de massa brick/filo
- margarina para pincelar a massa e as forminhas (cerca de 100g)

Confeção: Coloque um fio de azeite num tacho em lume médio-baixo e junte as cebolas e o alho. Deixe alourar e de seguida adicione o vinho. Quando o álcool já tiver evaporado, pode colocar a carne no tacho. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture para não formar pedaços de carne muito grandes. Junte as folhas de louro, a polpa de tomate, o tomilho e os coentros frescos. Misture, baixe o lume e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos (vá vigiando e mexendo de vez em quando). Prove e retifique os temperos.
Derreta a margarina e unte 6 formas de tartelete com alguma desta. Pincele cada folha de massa brick com um pouco de margarina para amolecer e coloque cada folha sobre uma forma. Encha as tarteletes com a carne (cerca de 4 colheres de sopa devem ser o suficiente para cada tarte) e depois coloque umas fatias de queijo desenhando um asterisco (*) sobre a carne. Feche as empadas, formando uma espécie de embrulho e depois pincele com margarina. Deverá utilizar a quantidade de gordura necessária para que a empada mantenha a forma que lhe deu e não comece a abrir. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 15 minutos ou até a massa ficar dourada e crocante. Sirva nas próprias forminhas acompanhadas de umas belas colheradas de couve-roxa estufada. 


1 comentário: