O que procura?

domingo, 28 de julho de 2013

Pernas de frango assadas com tomilho, alho e limão

Esta receita é super fácil e rápida de fazer - Ideal para dias apressados! É só juntar tudo num pirex e levar ao forno. Nem suja loiça nenhuma!
O resultado são umas pernas de frango aromatizadas com tomilho e com sabor bem simples. Acompanhadas com um arroz de manteiga fazem um duo infalível.


Ingredientes para 2 pessoas:
- 4 pernas de frango
- 3 dentes de alho picados
- sumo de 1 limão
- tomilho q.b.
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta q.b.

Ligue o forno a 200ºC. Coloque um fio de azeite num pirex. Junte o alho picado e as pernas de frango. Regue com o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Polvilhe com tomilho seco a gosto e leve ao forno por 30 minutos.


Coxas de frango recheadas com linguiça e queijo de cabra

Estas coxinhas têm um sabor forte mas não ao ponto de se tornarem enjoativas.
O recheio de linguiça e queijo de cabra, tipicamente português, dá uma nova vida ao frango assado tradicional. Conjugando sabores populares apresento uma sugestão original e diferente do habitual, acessível a todos ai em casa.
Aprecie este prato com um arroz de coentros e uma saladinha à sua escolha.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 fio de azeite
- ½ cebola picada
- 4 coxas de frango
- ½ de uma linguiça à sua escolha (eu usei picante)
- 4 colher de chá de queijo de cabra
- sal e pimenta q.b.
- 1 cubo de caldo Knorr de galinha

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque um fio de azeite e a cebola num pirex. Abra uma cavidade nas coxas de frango e recheie a mesma com um colher de queijo e duas fatias finas de linguiça. Junte ainda um pedaço do cubo de Knorr e depois, tempere o frango com sal e pimenta. Transfira as coxas para o pirex e leve ao forno a 200ºC por 30 minutos. Passados 20 minutos junte mais umas rodelas de linguiça sobre o frango para que assem e fiquem bem crocantes.


Borrego guisado com ervilhas e batatas

Este é um verdadeiro prato de inverno. Daqueles pelo qual o corpo pede após um dia cansativo e exausto no trabalho. É mesmo comida de tacho capaz de recarregar as baterias. É daquelas comida da avozinha. 
Apesar de ser de simples confeção, o sabor final deste guisado é espantoso! Absolutamente divinal! Cá em casa todos adoram e repetem.
Para o cozinheiro da família é só juntar tudo num tacho em lume brando e passado 1 ou 2 horas, levar para a mesa e agradar toda a família. 
Desculpem a falta de fotografia mas esqueci-me de levar para a mesa e no final da refeição já só conseguiria fotografar o fundo do tacho!

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 fio de azeite
- 800g de borrego com osso e gordura, cortado em pedaços grandes (pode utilizar costeleta, lombo, ou qualquer outro corte)
- sal e pimenta q.b.
- 1 cebola cortada em cubos grandes
- 4 dentes de alho inteiros descascados
- 4 batatas grandes descascadas e em fatias de 0,5 cm
- 400g de ervilhas congeladas
- 3 folhas de louro
- água q.b.

Confeção:

Coloque um tacho grande e com o fundo grosso ao lume e junte-lhe o azeite. Tempere o borrego com sal e pimenta. Quando o tacho já tiver aquecido, adicione o borrego para caramelizar – o objetivo é que a carne fique dourada por fora mas não cozinhada! Assim, o sabor do borrego é acentuado! – quando o borrego já estiver dourado de todos os lados retire-o do tacho e junte a cebola e o alho. Deixe refogar uns minutos e acrescente o borrego, as ervilhas, as batatas, o louro e cubra todos os ingredientes com água. Ponha o lume no mínimo, tape o tacho com a tampa e é só esperar. Deve demorar cerca de 1h30min até a carne saltar do osso, mas dê-lhe tempo! Vá controlando o tacho de 30 em 30 minutos. Prove e retifique os temperos. Acompanhe com um bom pão caseiro.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Hambúrguer de vaca em meio brioche fofo com cebola caramelizada

Estes hambúrgueres são mesmo muito bons! São uma alternativa gourmet para o clássico hambúrguer no pão.
Optei por fazer um hambúrguer miniatura - espesso mas pequeno - e cobri-lo com cebola caramelizada para que o brioche também estivesse em contacto com esta. Assim, em vez de comer apenas a carne com a cebola e o brioche normal, o pão absorve todo o sabor do refogado de cebola e torna-se o suporte do prato e não apenas um mero acompanhamento - ideia bem portuguesa esta! 
Se não se quiser dar ao trabalho de fazer o pão de raiz ou não tiver tempo para o fazer, compre pão brioche numa padaria perto da sua casa ou então utilize bolinhas normais ou até mesmo pão de fatia. Mas por favor, experimente esta combinação de sabores e texturas! É imperdível! 



Ingredientes para o pão (faz 8 pães com 110g cada):
- 450g de farinha
- 15g de fermento fresco
- 150 ml de leite
- 50g de açúcar
- Açúcar baunilhado
- 1,5 colher (café) de sal
- 1 ovo + 1 gema para pincelar
- 75g de manteiga derretida

Ingredientes (faz 5 hambúrgueres):
- 500g de carne de vaca picada 2x
- ½ cebola finamente picada
- 1 + ½ colher de sopa de sal
- pimenta moída q.b.
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 fatia pequena de pão ralado (o equivalente a uma mão de uma criança cheia de pão ralado)

Ingredientes para as cebolas:
- 2 cebolas cortadas finamente
- 1 colher de sal
- 1 fio de azeite
- 2  colheres de sopa de açúcar mascavado

Para os hambúrgueres: Misture todos os ingredientes até formar uma massa consistente. Forme bolas do tamanho de bolas de ténis com cerca de 100g e depois achate-as ligeiramente até 1,5-2 cm de altura. Coloque uma frigideira anti-aderente em lume médio e junte-lhe um pouco de azeite. Adicione os hambúrgueres e frite durante cerca de 2-3 minutos de cada lado.
Para as cebolas: Coloque um fio de azeite num tacho e ligue o lume médio. Junte as cebolas e o sal e deixe refogar durante cerca de 10 minutos. Depois, baixe o lume para o mínimo, junte o açúcar, envolva e deixe refogar por cerca de mais 20 minutos. Pretende que a cebola fique mesmo mole e adocicada.


Montagem: Abra um brioche redondinho ao meio e coloque a metade de baixo (é mais plana) num prato. Adicione o hambúrguer sob o pão e depois junte as cebolas, espalhando-as sobre o hambúrguer e o pão. Acompanhe com um saladinha e bom apetite!


Almôndegas italianas com molho de tomate e tagiatelli

Estas almôndegas são muito simples de fazer. É um excelente prato para fazer com os mais pequenos da casa de maneira a que todos metam as mãos na massa!
As doses indicadas dependem muito das pessoas em questão - há quem coma 6 almôndegas e há quem coma só 2 por isso é que indico o número que almôndegas que consegui fazer com as quantidades dos ingredientes indicadas. Calcule você mesmo a quantidade que lhe convém fazer evitando o excesso e a escassez de alimento.
Evidentemente italiana, esta massa é por si só uma boa recarga de energia depois de uma manhã de trabalho e uma opção apropriada para os mais jovens. Pode até considerar-se comida revigorante!
Se tiver manjericão fresco em casa, junte umas folhinhas picadas ao molho de tomate para um sabor ainda mais italiano!


Ingredientes para 6 doses (20 almôndegas):
Para as almôndegas:
- 600g de carne de porco picada duas vezes
- 1 fio de azeite
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta q.b.
- ½ mão cheia de orégãos
- ½ mão cheia de pão ralado
-  1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de ketchup

Para o molho de tomate:
- 3 tomates frescos
- 1 pacote de polpa de tomate
- sal e pimenta q.b.
- 1 pacote de açúcar

Para a massa:
- água q.b.
- tagiatelli


Comece por refogar ligeiramente a cebola e o alho num fio de azeite. Tempere a carne picada com sal, pimenta, os orégãos, o pão ralado, a mostarda e o ketchup, e quando a cebola e o alho estiverem cozinhados, junte-os também à carne. Envolva esta mistura muito bem e frite um pedacinho da mistura para ver se o tempero está bom. Se a carne precisar de mais sal ou orégãos, adicione-os até estar do seu agrado.
Molde pequenas bolas com a carne – devem ser do tamanho de uma bola de golfe. Coloque um fio de azeite num tacho ao lume médio-alto e deixe aquecer. Caramelize as almôndegas no mesmo até ficarem douradas. Retire do tacho e reserve.
Coloque 3 tomates num recipiente com água a ferver e retire-os passado um minuto. Com a ajuda de uma faca, retire-lhes a pele e corte-os em fatias finas.
Coloque o tomate cortado no tacho onde alourou as almôndegas e deixe refogar 5 minutos. Junte um pacote de 220ml de polpa de tomate e tempere o preparada com sal, pimenta e um pacotinho de açúcar. Passe tudo com a varinha mágica e retifique os temperos.
Entretanto coloque a massa num tacho com água salgada a ferver. Passados 10 a 12 minutos o tagiatelli deve estar al dente.

Acrescente as almôndegas ao molho de tomate e deixe ferver 5 a 10 minutos. Sirva acompanhado do tagiatelli. 

Rolo de carne picada com queijo e fiambre

A receita que apresento é uma proposta para utilizar carne picada, queijo e fiambre. Com sabores muito simples, proponho esta junção muito prática de forma a fazer sobressair o melhor de cada um destes ingredientes. 
O rolo de carne pode ser feito de véspera e reservado no frigorífico enrolado em película aderente para depois ser cozinhado no forno no momento da refeição.
Com estas quantidades, cá em casa, serviu 5 refeições acompanhado com um belo arroz de manteiga e um esparregado. 



Ingredientes:
- 450g de carne de porco picada
- 1 a 2 mãos cheias de pão ralado
- sal e pimenta q.b.
- 8 fatias de queijo
- 4 fatias de fiambre
- azeite q.b.


Coloque a carne, o pão ralado, o sal e a pimenta numa taça e envolva tudo muito bem. Depois, passe esta mistura para uma folha de papel vegetal e espalhe de forma a que a carne fique um retângulo. As dimensões do retângulo são a gosto pois  depende se pretende um rolo de carne muito grosso ou muito fino. Coloque o queijo e o fiambre espalhado sobre a carne e depois enrole. Para muito grosso, enrole pelo lado mais pequeno, ou seja, enrolando para si, tenha o retângulo com o lado mais pequeno à sua frente. Para mais fino, faça o oposto. Eu fiz um rolo de tamanho normal.  Depois do rolo formado, embrulhe na película aderente e torça as extremidades. Leve ao frigorífico 30 minutos para endurecer – se não tiver tempo, salte este passo. Retire a carne da película e coloque-a numa travessa untada com um fio de azeite. Regue o rolo com um fio de azeite e polvilhe com umas pedrinhas de sal e umas pitadas de pimenta. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º por 15-20 minutos. O meu ficou 25 minutos no forno e passou do ponto que pretendia. Saído do forno, deixe-o descansar 6-8 minutos e depois corte.


Polpettones - A minha versão

Com uns novos moldes que a minha mãe comprou lá para casa para estrear lembrei-me de fazer esta receita de polpettones. Desta vez os hambúrgueres recheados saíram bem mais bonitos e perfeitinhos. Hambúrgueres são por si só um prato simples que muita gente aprecia, então quando são recheados com queijo que depois de cozinhado aparece derretido ainda melhor!!! Quem não gosta?! É um prato infalível quando se têm crianças para alimentar! Para além de satisfazer todas as bocas, é uma receita muito fácil de fazer e que não exige grandes aptidões. Experimente que certamente vai gostar. 


Ingredientes para 4 doses:
- 500g de carne de porco picada duas vezes
- 1 fio de azeite
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta q.b.
- ½ mão cheia de orégãos
- ½ mão cheia de pão ralado
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de ketchup
-  6 fatias de queijo à sua preferência

Comece por refogar ligeiramente a cebola e o alho num fio de azeite. Tempere a carne picada com sal, pimenta, os orégãos, o pão ralado, o ketchup e a mostarda, e quando a cebola e o alho estiverem cozinhados, junte-os também à carne. Envolva esta mistura muito bem e frite um pedacinho da mistura para ver se o tempero está bom. Se a carne precisar de mais sal ou orégãos, adicione-os até estar do seu agrado.
Sobreponha as fatias de queijo e com um molde de alumínio médio e redondo (atenção, o molde para cortar o queijo tem que ser mais pequeno que o utilizado para o hambúrguer), faça dois círculos no queijo. Assim, obtém 12 rodelas de queijo. Cada polpettone vai precisar de 3 fatias.
De seguida, coloque 60g de carne numa molde de alumínio redondo sem fundo e maior que o utilizado para o queijo, e achate a carne. No meio do hambúrguer coloque 3 fatias de queijo e depois cubra com mais 60g de carne. Espalhe a carne muito bem e pressione as laterais de forma a formar um polpettone coeso.  Repita esta operação para os outros 3 polpettones.
Para cozinhar, coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente em lume médio-alto e deixe aquecer. Coloque os 4 polpettones dentro dos moldes na frigideira e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Com a ajuda de uma faca, retire os polpettones do molde e vire-os ao contrário. Deixe cozinhar por mais 2 minutos. Corte cada um ao meio para verificar se a carne está no ponto e se o queijo está a derreter.  Sirva com esparguete al dente.