O que procura?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Cheesecake de frutos vermelhos

Lembro-me da primeira vez que fiz este bolo com a minha irmã... A receita vinha numa revista qualquer de culinária cujo nome não me recordo, mas o bolo é tão bom que passou a ter presença obrigatória nas nossas festas de aniversário e jantares de família, até ao momento em que a revista desapareceu e com ela, foi a maravilhosa receita de cheesecake! Felizmente, eu e a minha irmã já tínhamos feito tantas vezes esta receita que sabíamos mais ou menos como se fazia. Se eram 5 ou 7 folhas de gelatina não sei mas quando tentámos pela primeira vez sem receita fomos retificando e a receita que apresento hoje é a última versão do nosso cheesecake favorito. Recordo-me que era responsável pela parte da bolacha e a minha irmã pela parte branca mas quando era para raspar as taças e a lata de leite condensado aparecíamos as duas. Às vezes até 3 que o meu pai não é nada guloso ahahah enfim...os tempos passaram e não sei bem porquê mas deixou de ser tão frequente por aqui fazer-se cheesecake, o que para mim é uma pena porque adoro esta sobremesa do fundo do coração! Uma grande amiga minha que é louca pelos meus brownies diz que "os brownies não fazem mal porque vão para um lugar especial...o coração". Eu sinto o mesmo com este cheesecake!
Exatamente por isso partilho esta receita convosco :)
Espero que gostem tanto como eu!
PS- a foto não faz de maneira nenhuma justiça ao sabor

 

 
Ingredientes
Para a base:
- 1 + ½ pacote de bolacha maria triturada
- 250g de margarina derretida
Para o recheio:
- 400g de queijo creme (costumo usar philadelphia)
- 400ml de natas para bater
- 1 lata pequena de leite condensado
- 5 folhas de gelatina
Para a cobertura:
- cerca de 250g de frutos vermelhos frescos lavados e cortados em pedaços pequenos OU frutos vermelhos congelados
- 1 pau de canela
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de água
 
Confeção
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Triture a bolacha maria e junte a margarina derretida. Misture bem até toda a bolacha estar envolta em margarina. Pode não ser necessário tanta ou pode ser necessário mais margarina por isso vá envolvendo aos poucos.
Quando estiver satisfeito com a camada de bolacha, forre o fundo de uma forma de fundo amovível com papel vegetal (deixe os excessos por fora da forma) para que posteriormente seja mais fácil retirar o bolo da forma, e forre o fundo da forma com a bolacha. Alise e leve ao frigorífico. 
Para o recheio, monte as natas. Coloque uma parte do leite condensado numa tacinha e leve a aquecer ao micro-ondas. Adicione as folhas de gelatina escorridas ao leite condensado quente e misture muito bem para que a gelatina se dissolva por completo.
Coloque o queijo creme num outro recipiente (grande) e bata-o um pouco para amolecer. Adicione a parte do leite condensado sem gelatina e misture. Passe o leite condensado com gelatina por um passador para se certificar de que o cheesecake terá uma textura cremosa e junte-o ao queijo creme. Misture bem e adicione as natas. Envolva com um salazar e adicione esta camada à bolacha no frigorífico. Tape com película aderente e leve ao frio até solidificar (cerca de 3 horas).
Por fim, faça a cobertura de frutos vermelhos juntando todos os ingredientes num tachinho em lume brando. Deixe apurar por 10-15 minutos e retire do lume. Deixe arrefecer. Quando a cobertura estiver fria ou morna, adicione-a à camada branca e volte a levar ao frigorífico até servir.
Para desenformar o bolo, passe uma faca por toda a lateral do cheesecake, e retire a forma lateral. Segure no bolo pela base da forma e com cuidado, retire-a. Segure na base de bolacha e retire o papel vegetal gentilmente. Caso não tenha utilizado papel vegetal terá de servir o cheesecake com fundo da forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário