O que procura?

domingo, 11 de outubro de 2015

Risotto de champanhe com camarão salteado


Esta receita é adaptada do livro “Cantinho do Avillez”. Fiz para o jantar de aniversário de casamento dos meus pais por ser uma receita especial o que de facto se confirmou… Um simples risoto com um perfume muito agradável e que se conjugou lindamente com o camarão.
Eu não gosto de champanhe nem mesmo da versão das crianças e gostei imenso desta receita. Aconselho a todos principalmente se quiser mimar toda a família à mesa.
 

(para 4 pessoas)
Ingredientes:
-300g de arroz Carolino
-400ml de champanhe
-caldo de camarão q.b..
- ½ cebola picada
-2 dentes de alho picados
-açafrão em pó q.b.
-1 fio de azeite
-1 noz de manteiga
-20 Camarões descascados
-10 dentes de alho laminados
-sal e Pimenta q.b.
Opcional:
-coentros picados
- limão às rodelas
 
 


Confeção:
Aqueça o caldo de camarão.
Coloque a cebola, o alho e o azeite num tacho ao lume e deixe refogar. Adicione o arroz e o açafrão e envolva. Junte 300ml de champanhe e deixe evaporar. Depois comece a adicionar uma concha de cada vez de caldo de camarão, mexendo sempre entre cada adição. Só adicione a concha de caldo seguinte quando a anterior já tiver sido absorvida.
Para os Camarões, coloquei alho numa frigideira com azeite e deixe cozinhar sem queimar uns segundos antes de adicionar o camarão. Deixe fritar 2 minutos de cada lado e no fim tempere.
Quando o arroz estiver no ponto, desligue o lume, adicione a manteiga e o champanhe e envolva. Sirva imediatamente com os Camarões e o limão e os coentros se assim o desejar.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário