O que procura?

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tarte de atum

Gosto muito de tartes e esta é das minhas preferidas. Quando chegava da escola e perguntava à mãe o que era o almoço e ela dizia tarte, era sempre tarte de atum. Esta receita é daquelas velhinhas que estão escritas no livro de cozinha da minha mãe, já com folhas a cair e manchas de gordura. É uma verdadeira relíquia!
É deliciosa quente ou fria. Acompanhada com uma salada é uma ótima alternativa para uma refeição mais leve. Também é indicada para levar para piqueniques e afins ;)
 
 
Ingredientes:
(para a massa)
-250g de farinha
-200g de manteiga
-1 pitada de sal
-água q.b.
 
(para o recheio)
-2 colheres de sopa de manteiga
-2 colheres de sopa de farinha
-leite q.b.
-2/3 latas de atum escorridas
-azeitonas q.b.
-coentros picados q.b.
-1 pitada de noz moscada (opcional)
-sal e Pimenta

 
Comece por preparar a massa. Coloque a farinha e o sal num recipiente e adicione-lhe a gordura cortada em pedaços pequenos. Esfarele a manteiga na farinha até obter uma textura de pão ralado (vá levantado a massa enquanto esfarelar para entrar o ar). Adicione umas 3 colheres de sopa de água ou o suficiente para a agregar. Forme um disco, enrole em película e leve ao frigorífico 30 minutos. Se estiver com pressa pode prosseguir já com a receita.

Pré-aqueça o forno a 200°C e forre uma tarteira com a massa quebrada. Leve a base da tarte ao forno coberta com uns pesos (pude utilizar feijão seco, arroz, nozes ou pesos mesmo) por cerca de 20 minutos.

Para o recheio, derreta a manteiga num tacho ao lume e junte a farinha. Misture para formar uma bola e deixe a farinha cozinhar uns minutos. Depois, vá adicionando leite por etapas, continuando sempre a mexer. Quando atingir a espessura desejada pare de adicionar leite. Junte o atum, as azeitonas, os coentros picados envolva tudo. Prove e tempere com sal, Pimenta e noz moscada. Retire do lume e deixe arrefecer.

Recheie a tarte e leve novamente ao forno por mais meia hora. Deixe arrefecer um pouco antes de comer.

Sem comentários:

Enviar um comentário