O que procura?

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pizza strogonoff

Adoro fazer pizzas e comê-las e esta não é exceção! Fi-la para um jantar de 5 pessoas, juntamente com uma pizza margarita clássica e uma pizza de salmão e camarão. No final do jantar, esta tinha sido a preferida da noite, com uma pontuação muito próxima da margarita.
De facto, a combinação dos sabores italianos da pizza e do strogonoff francês resultam muito bem. Acho que no que toca a pizzas, é bom fazer combinações invulgares, como por exemplo, fazer uma pizza de caril inspirada nos sabores indianos, ou mesmo uma com o famoso refogado de arroz de pato com sabores tipicamente portugueses. Há tantos sabores por conjugar…
Eu desta vez optei por fazer uma pizza com a crosta mesmo fina e estaladiça mas fica ao critério de cada um. Eu gosto das duas: fina e estaladiça ou alta e fofa mas se tem preferência por uma das duas, utilize a sua favorita.


Ingredientes:
(para a massa) - 1/6 da receita base de pão
- 1 copo de farinha de trigo
- ½ copo de água
- ¼ colher de sopa de sal
- ¼ colher de sopa de fermento seco
(para o strogonoff)
- 1 fio de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cebola picada
- 1 bife de peru cortado às tirinhas
- ½ lata de cogumelos escorridos
- 200 mL de natas
- 5 colheres de sopa de ketchup
- sal e pimenta q.b.
- sumo de limão q.b.
- 100g de queijo mozarela ou outro ralado

Para a massa, coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão e escolha o programa de amassar a massa por 15 minutos. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha até que a massa se torne possível de estender. Quando o programa terminar, coloque a massa numa tigela, tape com película aderente e leve ao frigorífico.
Para o strogonoff, comece por saltear o alho e a cebola em lume brando. Entretanto, tempere o peru com sumo de limão, sal e pimenta. Junte a carne ao refogado e quando esta começar a ganhar cor, adicione os cogumelos. Deixe cozinhar durante uns 5 a 10 minutos e passado esse tempo – quando a carne e os cogumelos já estiverem preparados – junte as natas e o ketchup. Misture tudo muito bem e prove. Retifique os temperos. Se desejar, junte mais um pouco de ketchup. O que pretende é um molho rosa. Se não confecionar a pizza de imediato, coloque o preparado numa tigela, tape com película e reserve no frigorífico.

Para fazer a pizza, pré-aqueça o forno a 200º C, calor superior e inferior sem ventilador. Polvilhe a sua bancada de cozinha com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo de cozinha por forma a moldar um disco redondo e fino de massa. Quando conseguir, transfira-o para uma frigideira untada que possa ir ao forno e ajeite melhor, procurando que toda a base da pizza tenha a mesma espessura.  Geralmente utilizou um prato grande de barro ou uma frigideira para paella. Agora, coloque a massa da pizza num bico de fogão em lume brando-baixo e passados uns 3 minutos, unte o strogonoff. Deixe cozinhar um pouco e depois junte o queijo derretido. Verifique se a base já está a cozinhar e se sim, coloque a frigideira no forno por 15 minutos, até que as extremidades estejam douradas e o queijo derretido. Deixe arrefecer 5 minutos e depois corte a pizza em fatias e aproveite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário