O que procura?

domingo, 25 de agosto de 2013

Pizza margarita

No que toca a pizzas, gosto de inovar. Mas por outro lado, os velhos e deliciosos clássicos não se podem esquecer. Se for jantar a uma pizzaria não sou pessoa de escolher o mais simples que houver e optar por uma margarita mas se estiver em casa, e fizer uma espécie de rodízio de pizzas, porque não começar com uma entrada mais leve?! Algo para despertar as papilas gustativas e fazer os consumidores quererem mais.
Tentei não alterar a receita clássica e cingir-me aos ingredientes comuns. Espero tê-lo conseguido mas de qualquer forma, disseram-me ser a melhor margarita que já tinham comido sem margem para dúvidas!
O sabor, tal como pertence, é simples e modesto. Mas apesar desta versão de pizza mundialmente famosa já estar um pouco vista e revista acho que consegui um bom resultado e não apenas mais uma pizza margarita.
A dose dá para 1 ou 2 pessoas se não houver mais nada a seguir, mas se optar, como eu gosto de fazer, por escolher 3 ou 4 sabores para um único jantar para que se possa experimentar mais e comer a mesma quantidade, esta é uma boa sugestão para começar. Para um rodízio com outros sabores a seguir, calcule 1 ou 2 fatias por pessoa.
P.S. – Dividi a pizza em 8 fatias.


Ingredientes:
 (para a massa) - 1/6 da receita base de pão
- 1 copo de farinha de trigo
- ½ copo de água
- ¼ colher de sopa de sal
- ¼ colher de sopa de fermento seco
(para o molho de tomate)
- 1 fio de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 4 tomates frescos inteiros
- sal e pimenta q.b.
- açúcar q.b.
- 1 molho de folhas de manjericão
(para a guarnição)
- 2 tomates frescos finamente fatiados
- 1 ou 2 bolas frescas de queijo mozarela de búfalo partidas em pedaços
- folhas de manjericão

Para a massa, coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão e escolha o programa de amassar a massa por 15 minutos. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha até que a massa se torne possível de estender. Quando o programa terminar, coloque a massa numa tigela, tape com película aderente e leve ao frigorífico.
Para o molho de tomate, comece por escaldar os tomates. Para isso, ferva um pouco de água e regue os tomates com ela. Depois de 30 segundos, retire-os desta água e passe por água fria. Desta forma, os tomates tornam-se muito mais fáceis de descascar.
Salteie o alho e a cebola num fio de azeite em lume brando. Entretanto, corte o tomate em cubos pequenos e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar durante uns 15 minutos o até o tomate se desfazer. Tempere com sal e pimenta e prove. Retifique os temperos e caso ache o molho ácido, junte umas colherinha de açúcar. Junte o manjericão ao molho e passe tudo com a varinha mágica até obter um molho cremoso e sem pedaços.
Para fazer a pizza, pré-aqueça o forno a 200º C, calor superior e inferior sem ventilador. Polvilhe a sua bancada de cozinha com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo de cozinha por forma a moldar um disco redondo e fino de massa. Quando conseguir, transfira-o para uma frigideira untada que possa ir ao forno e ajeite melhor, procurando que toda a base da pizza tenha a mesma espessura.  Geralmente utilizou um prato grande de barro ou uma frigideira para paella. Agora, coloque a massa da pizza num bico de fogão em lume brando-baixo e junte o molho de tomate. Distribua o tomate fatiado pela pizza passado um pouco junte metade da quantidade de queijo que decidiu usar. Verifique se a base já está a cozinhar e se sim, coloque a frigideira no forno por 10 minutos. Retire do forno e junte o restante queijo e as folhas de manjericão. Leve ao forno mais 5 minutos e depois deixe arrefecer e corte em 8 fatias antes de elevar para a mesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário