O que procura?

terça-feira, 30 de abril de 2013

Folar de Olhão

O Folar de Olhão ou folar de folha é um bolo tradicional do Algarve que é usualmente muito denso. Fi-lo para o almoço de Páscoa com a família e todos gostaram. 
Rendeu-me um folar maiorzinho e três pequenitos com forma cilíndrica, altos e com um molho de caramelo super guloso entre as várias camadas de massa. Aliás, é este caramelo que transforma este bolo num dos mais apreciados no Algarve e arredores.
O seu aspeto pode não ser o melhor, mas garanto-vos que o sabor o é! Arrisquem e saberão do que falo!






Ingredientes:
*      1 kg de farinha 
*      24 g de fermento de padeiro seco
*      Sumo de 2 laranjas 
*      1,5 dl de água 
*      1 colher de chá de sal 
*      125 g de banha 
*      125 g de manteiga derretida + 275g para barrar
*      1 cálice de aguardente 
*      Açúcar amarelo para polvilhar (cerca de 500g)
*      Canela para polvilhar

Preparação:
Unte dois tachos de alumínio com 13,5 cm de diâmetro com muita margarina e pré-aqueça o forno a 190 ºC.
Coloque os ingredientes secos (farinha, fermento, sal) numa tigela grande, abra um buraco no meio e junte os líquidos (sumo das laranjas, a água, a banha, a manteiga derretida e o cálice da aguardente). Bata tudo muito bem com a ajuda da batedeira elétrica ou do robot de cozinha. Estenda a massa numa superfície (polvilhando com farinha quando necessário) até que a massa fique com 0,5 cm de espessura. Nesta altura corte a massa em círculos com 13,5 cm de diâmetro. Barre cada um dos círculos com muita manteiga (quanto mais manteiga colocar, mais húmido o bolo vai ficar, por isso não se acanhe!) e polvilhe com bastante açúcar e alguma canela (Como a massa não leva açúcar seja bastante generoso). Junte ainda umas nozes de manteiga e depois é só sobrepor as várias camadas até chegar a ½ ou 2/3 da altura do seu tacho. Deixe levedar até que a massa duplique o seu tamanho e volte a polvilhar com açúcar e canela para obter uma crosta crocante. Leve ao forno durante cerca de 1 hora.
Assim que cozido, desenforme com a ajuda de uma faca. 

Sem comentários:

Enviar um comentário