O que procura?

domingo, 28 de abril de 2013

Bolo Victoria

Esta receita vem do livro fantástico "Cozinhar com Jamie Oliver". Fi-lo para o aniversário de uma senhora idosa que sempre foi como uma avó para mim e por quem tenho muita estima.
Resulta num bolo muito simples mas bom - um clássico! Duas camadas de bolo aromatizado com limão, recheadas com doce de morangos e os mesmos frescos juntamente com chantilly de baunilha. Ao rechear o bolo, o que acontece é que a massa absorve alguma humidade da fruta e do chantilly e por isso, fica uma espécie de ensopado e completamente refrescante! Todas as pessoas presentes na festa disseram que estava muito bom mesmo!
Rende um bolo de 24 cm de diâmetro e com 1,250 Kg (não é muito grande, mas foi exactamente isso que me pediram para fazer) em 1h15 minutos no máximo!




Ingredientes:
   Para o bolo

            - 225g de margarina amolecida, mais algum para untar a forma
            - 225g de açúcar
            - 4 ovos grandes
            - 225g de farinha de trigo com fermento peneirada
            - raspa de 1 limão
         Para o recheio:
            - 200g de doce de morango (não muito espesso)
            - 200g de morangos frescos laminados
            - 200ml de natas para bater
            - 2 colheres de sopa de açúcar em pó, mais algum para polvilhar
            - 2 colheres de chá de aroma de baunilha

Confeção:
Lige o forno a 160 ºC para pré-aquecer e unte uma forma de 20 a 24 cm de diâmetro com margarina, papel vegetal, e novamente margarina.
Bata a manteiga com o açúcar, com a batedeira eléctrica ou mesmo à mão, até se formar uma massa leve. Depois junta os ovos, um de cada vez, batendo sempre entre cada adição. Por fim, adicione a farinha e a raspa de limão e misture tudo muito bem – Certifique-se que a sua massa não tem grumos. Coloque metade da massa na forma, espalhe bem por toda a superfície (vai formar uma camada muito fina mas se preocupe que a massa cresce!) e leve ao forno durante 20 minutos, na prateleira do meio. Passado este tempo, o bolo já deve estar cozido – verifique espetando um palito e esperando 5 segundos: se o palito sair limpo, o seu bolo está cozido, se trouxer massa agarrado, deixe cozer mais um pouco. Retire-o da forma e transfira-o sobre uma rede para arrefecer. Volte a untar a forma com margarina e repita o procedimento com a outra metade da massa.
Os seus bolos devem ter cerca de 1 cm de espessura cada um.
Quanto ao recheio, aqueça o doce de morango no fogão e entretanto, bata as natas com o açúcar e a baunilha até formar picos suaves. Junte os morangos frescos ao doce de morango e cubra um dos bolos (o que estiver mais feio) com esta mistura. Depois, espalhe o chantilly aromatizado sobre o doce e cubra com o outro bolo (deixe o lado mais bonito por cima). É importante que ambos os bolos estejam planos para que o recheio não saia por fora. Caso os seus bolos tenham crescido desequilibradamente no forno, aplane-os. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.
Este bolo deve ser guardado no frigorífico devido ao chantilly, especialmente no Verão.
Para não estar demasiado frio, retire-o do frigorífico, 15 minutos antes de comer.




Sem comentários:

Enviar um comentário